A Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Elza Gonçalves, recebeu ontem, dia 26 de março de 2026, nos Paços do Concelho, uma delegação oficial da República Democrática de São Tomé e Príncipe. O encontro teve como objetivo central o aprofundamento das relações bilaterais, particularmente na área da educação e na integração da comunidade estudantil são-tomense no concelho.
Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de verificar as condições de acolhimento e aprendizagem dos alunos de São Tomé e Príncipe que escolheram Idanha-a-Nova para prosseguir os seus estudos. O Município tem-se afirmado um importante destino para estudantes internacionais, contando para isso com instituições de referência como a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN) e a EPRIN.
A Presidente da Câmara Municipal, Elza Gonçalves, classificou a reunião como “muito proveitosa”. “Tive a oportunidade de expressar a nossa profunda satisfação pela escolha de Idanha-a-Nova como concelho de destino para os estudantes de São Tomé e Príncipe. Dispomos de instituições de excelência em todos os patamares de ensino e estamos empenhados em garantir que estes jovens encontram aqui qualidade educativa, mas também uma integração plena na nossa comunidade”, afirmou a autarca.
A receção à comitiva são-tomense, que teve lugar na Sala de Sessões da Câmara Municipal, serviu ainda para estreitar laços de cooperação institucional, reforçando a estratégia de Idanha-a-Nova como um território aberto ao mundo e focado na valorização do conhecimento e da multiculturalidade.
Presentes nesta ação, para além da Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, esteve o Vice-Presidente, Vítor Mascarenhas, o Vereador Raul Antunes, bem como Celeste Vila Nova, da “Fundação Vida Nova”, acompanhada por Alcides Santos, mandatário do Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe.