A Comissão Municipal de Proteção Civil de Idanha-a-Nova, liderada pela Presidente da Câmara, Elza Gonçalves, reuniu-se, ao final da tarde de hoje, dia 28 de janeiro, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho para avaliar o impacto da tempestade com ciclogénese explosiva “Kristin”.
Face à severidade das condições meteorológicas foi ativado o Plano de Emergência e de Proteção Civil, que resultou no encerramento preventivo de escolas e serviços públicos, a resposta no terreno foi considerada “exemplar e decisiva” para a salvaguarda de pessoas e bens.
A Presidente da Câmara Municipal, Elza Gonçalves, sublinhou que “o sucesso destas operações deve-se à coragem e diligência dos nossos operacionais”, referindo-se aos elementos das equipas do Serviço Municipal da Proteção Civil de Idanha-a-Nova, dos Bombeiros Voluntários, da GNR e aos funcionários camarários que integram o Estaleiro Municipal, bem como aos presidentes e funcionários das Juntas de Freguesia.
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Idanha-a-Nova, que é liderada pela Presidente da Câmara, integra o Coordenador Municipal de Proteção Civil e um elemento do Comando dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova. Na reunião, onde também participaram os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, esteve representada a Guarda Nacional Republicana, o Delegado de Saúde, assim como representantes do Instituto de Segurança Social e da Associação de Produtores Florestais da Beira Interior (AFLOBEI).
Entre outros temas, nesta reunião de acompanhamento foi ratificada a entrada em vigor do Plano de Emergência e de Proteção Civil e efetuado um levantamento preliminar dos estragos causados, no concelho, pela passagem da depressão Kristin.
A autarquia reitera que a proteção das populações continua a ser uma prioridade estratégica, mantendo o Serviço Municipal de Proteção Civil em alerta máximo para monitorizar as previsões meteorológicas e garantir a rápida reposição da normalidade em todas as freguesias.
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Idanha-a-Nova aprovou a manutenção do Plano de Emergência e de Proteção Civil até às 12h00 do dia 29 de janeiro.
28 de Janeiro de 2026