A freguesia de São Miguel de Acha esteve em festa nos dias 8 e 9 de novembro. Numa organização da Junta de Freguesia, com apoio do Município de Idanha-a-Nova, bem como do projeto “Idanha 1000”, o fim-de-semana juntou a atuação musical do Grupo de Cavaquinhos de Penha Garcia, as Adufeiras de Idanha-a-Nova e o Grupo de Cantares da ADEPAC, ao cantor Saul. Estes dias de festa englobaram igualmente uma caminhada de São Martinho, a prova do Soventre e o tradicional magusto.
Houve também lugar à realização do II Capítulo anual da Confraria do Soventre, que promoveu a conferência “Acha de São Miguel: História e Identidade”, com Manuel Alberto Ruivo, no auditório da Junta de Freguesia.
O encontro confrade contemplou ainda o tradicional almoço para todos os sócios, que teve a participação da presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Elza Gonçalves, bem como da presidente da Junta de Freguesia de São Miguel de Acha, Cristina Geraldes. Na ocasião, cantaram-se os parabéns e o presidente da Confraria, José Ramos, soprou as 20 velas da Confraria do Soventre.
“É com orgulho que a Junta de Freguesia promove e apoia estas iniciativas, que reforçam o nosso sentido de identidade, que aproximam as pessoas e que valorizam a cultura e a história da nossa terra”, referiu Cristina Geraldes. A presidente da Junta de Freguesia de São Miguel de Acha deixou o desejo de que “possamos, juntos, continuar a construir uma freguesia que honra o seu passado, vive com dignidade o seu presente e sonha com confiança o seu futuro”.
9 de novembro de 2025