O livro “Ideias Simples para uma Escola Feliz”, coordenado por João Ruivo, foi publicamente apresentado, no passado dia 5 de julho, em Idanha-a-Nova. A sessão, teve lugar no Centro Cultural Raiano e reuniu um público atento e diverso, composto por docentes, autarcas, investigadores, antigos alunos e membros da comunidade local.
A apresentação da obra esteve a cargo do Professor Doutor Ricardo Vieira, Professor Decano do Politécnico de Leiria, que sublinhou a relevância do livro como testemunho de uma geração de professores que atravessou décadas marcantes da história da educação, em Portugal e na Europa. “Esta é uma obra com alma e memória, feita de experiências vividas e partilhadas com a nobre intenção de inspirar quem hoje e amanhã continuará a lutar por uma escola pública, inclusiva e humana”, afirmou.
Durante a sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, reforçou o papel central da educação na estratégia de desenvolvimento do concelho. Sublinhou que a escola deve ser o alicerce de uma sociedade mais consciente, saudável e participativa, e que esse caminho exige investimento, compromisso e visão a longo prazo.
Como exemplos concretos desse compromisso, por parte da autarquia, destacou a rede de creches municipais, que oferece um serviço totalmente gratuito às famílias e funciona como um incentivo à natalidade e à conciliação entre a vida pessoal e profissional, e ainda a implementação das bio-cantinas escolares, que promovem hábitos alimentares saudáveis desde a infância. “Todos somos atores para que os nossos jovens e crianças tenham na educação uma oportunidade para serem melhores”, afirmou o autarca, sublinhando que o sucesso educativo é um esforço coletivo, que envolve famílias, professores, autarquia e toda a comunidade.
Em Idanha-a-Nova, a educação é assumida como uma prioridade transversal, pensada para todas as idades, “dos 0 aos 114 anos”. Na sua intervenção, referiu ainda o excelente trabalho que está a ser desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, pela EPRIN, pela ESGIN e pelo ensino privado, entidades com que a autarquia tem trabalhado em rede e em proximidade.
“Ideias Simples para uma Escola Feliz” é descrito como uma obra singular, com forte probabilidade de integrar o espólio histórico da educação do último meio século. Reúne contributos de professores em situação de aposentação ou fim de carreira, nacionais e internacionais, com percursos marcantes na docência, investigação ou cargos públicos.
A apresentação desta obra, acolhida com particular apreço pelo Presidente da Câmara por estar em plena sintonia com a estratégia educativa do Município, contou também com a presença de vários colaboradores do livro, bem como do editor João Carrega.
No encerramento da sessão, João Ruivo agradeceu aos colaboradores da obra e a todos os presentes, reforçando que este livro nasce do desejo de deixar um legado às novas gerações: “Aqui não há artigos académicos herméticos, há histórias reais de quem viveu a escola por dentro, com paixão e com sentido. Esta é uma homenagem à educação como causa de vida”.
06/07/2025