Nos dias 3 e 4 de dezembro, o Município de Idanha-a-Nova esteve representado em Paris no Kick-Off Meeting das Redes de Transferência URBACT IV, marcando o início oficial dos trabalhos do projeto RE:START, do qual Idanha-a-Nova assume a função de Parceiro Líder.
A iniciativa contou com a presença de 75 representantes das redes aprovadas pelo Comité de Acompanhamento do URBACT. No total, estas 25 redes integram 181 parceiros de 28 países, evidenciando a dimensão europeia deste programa e o seu papel estratégico na disseminação de boas práticas no desenvolvimento territorial.
Idanha-a-Nova enquanto líder do projeto RE:START, teve uma participação ativa nas sessões de trabalho, contribuindo para a definição da estratégia inicial do projeto, que será desenvolvido até 2028. O projeto tem como objetivo “combater o despovoamento, captar investimento, aumentar a visitação”, sem esquecer a “qualidade de vida dos cidadãos e capacitação do território tornando-o uma referência no que concerne à revitalização rural sustentável”.
Com esta participação, o Município de Idanha-a-Nova reafirma o seu compromisso com a inovação territorial, a cooperação europeia e o desenvolvimento sustentável, dando início a uma nova etapa de trabalho colaborativo que se prolongará ao longo dos próximos dois anos e meio.
Créditos Fotográficos: URBACT
9 de dezembro de 2025