A Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), Elza Gonçalves, acompanhada pelo Primeiro Secretário Executivo da CIMBB, João Carvalhinho, informaram hoje a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, de que a CIMBB apresentou um pedido de audiência. O objetivo é discutir vários assuntos relevantes para a região, entre os quais a instalação de mega centrais fotovoltaicas na Beira Baixa.
O contacto ocorreu durante a sessão de assinatura de protocolos do RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos, que teve lugar na sala “O Século”, nas instalações da Agência para o Clima, em Lisboa.
Aproveitando a ocasião, Elza Gonçalves convidou a Ministra a visitar o território, conhecido pela sua riqueza natural e paisagística. A governante manifestou disponibilidade e ficou de agendar a audiência em breve.
O Município manterá todas as ações ao seu alcance, dentro do quadro legal, para travar a instalação da mega central fotovoltaica no concelho, atendendo aos possíveis impactos que o projeto poderá provocar no ambiente na identidade territorial de Idanha-a-Nova.
A autarquia reafirma a sua posição firme e atenta na proteção do concelho, promovendo um modelo de desenvolvimento sustentável, em prol do nosso património natural e do bem-estar da população.
Créditos Fotográficos: Agência para o Clima
12 de dezembro de 2025