
A Aldeia Histórica de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, recebeu no dia 17 de maio de 2019 o Prémio "Cinco Estrelas Regiões", numa cerimónia em Viseu que distinguiu os vencedores nas várias categorias e distritos do país.
Monsanto, que já havia sido premiado com o título Cinco Estrelas em 2018, renova assim a distinção enquanto Ícone Nacional, na categoria de Aldeias e Vilas.
Em representação da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, o vereador João Carlos Sousa recebeu este importante troféu e congratulou todos os monsantinos, idanhenses, visitantes e turistas por mais este reconhecimento para a "Aldeia Mais Portuguesa de Portugal", um destino turístico de referência em todo o mundo.
O Prémio "Cinco Estrelas Regiões" constitui um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o que de melhor existe em cada uma das 20 regiões (18 distritos e 2 regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional. Premeia, ainda, as empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional.
Através de uma votação nacional os portugueses identificaram, para cada um dos distritos, o que consideram extraordinário a vários níveis.
Para os turistas e consumidores, o selo “Portugal Cinco Estrelas” constitui uma garantia do melhor que se faz e há em Portugal. Para os vencedores, como Monsanto, traduz-se numa ferramenta de avaliação rigorosa e de comunicação diferenciadora.